Converter grau de óculos para lente: receita de óculos para lentes de contato

Converter grau de óculos para lente_ receita de óculos para lentes de contato

A receita prescrita pelo oftalmologista após uma consulta, geralmente é para a fabricação de um óculos. Contudo, nem todos os pacientes decidem por usar o acessório. Seja pela estética, conforto ou algum impedimento gerado pela rotina e assim acabam optando por lentes de contato.

Entretanto, a mesma receita prescrita para a fabricação de um óculos não pode ser utilizada para uma lente. Isso porque é necessário fazer uma adaptação. Assim, nesse artigo explicaremos o processo de conversão e as principais diferenças entre receita de óculos e lentes de contato.

Entendendo: receita de óculos x receita de lentes de contato

Antes de tudo, é importante ressaltar que uma receita  de óculos é diferente de uma para lentes de contato. Diferente da receita para óculos, em uma prescrição para lentes não há  valor de cilindro e eixo, e sim,  a curvatura, o diâmetro e material da lente na receita.

Exemplo de receita para óculos de grau x Receita para lentes de contato com grau

Outra mudança também está nas informações apresentadas nas receitas. Algumas são comuns em ambas, outras já são mais específicas para cada. Entenda cada uma dessas siglas:

  • OE: olho esquerdo.
  • OD: olho direito.
  • Esf: esférico.
  • Cil: cilíndrico.
  • Ad: adição
  • DPN: distância naso-pupilar.
  • DP: distância pupilar.
  • AV: significa Acuidade Visual
  • VL: significa Visão de Longe
  • VP: significa Visão de Perto
  • VI: significa Visão Intermediária
  • CB: Curva base
  • DIA: Diâmetro

Mas a principal diferença entre uma receita para óculos e para lentes, está no fato de que os óculos ficam ligeiramente afastados dos olhos. Já as lentes de contato ficam diretamente sobre eles. Isso faz com que o grau diagnosticado para o tratamento precise ser convertido para ter o mesmo resultado. 

Porque é necessário converter grau de óculos para lente de contato?

Diferente de um óculos de grau, as lentes de contato ficam em contato direto com o olho, ou seja, a distância entre eles é sempre 0. Já a lente de um óculos fica em torno de 1 cm longe dos olhos. Como nos exames oftalmológicos os diagnósticos são realizados com equipamentos calibrados a aproximadamente a mesma distância dos óculos, as receitas informam as medidas e grau de acordo com essa distância.

Correção com lentes de contato x lente de óculos

Por isso é preciso realizar essa conversão e assim evitar efeitos colaterais como: dores de cabeça, dificuldades de enxergar, cansaço nos olhos e tontura. Agora, se o paciente vai para a consulta com o oftalmologista já sabendo que prefere usar lentes de contato ao invés de óculos, ele pode requisitar uma receita própria para lentes direto do profissional que o atendeu.

Distância vértice das lentes de contato

A distância vértice nada mais é do que a distância entre a parte da frente da córnea e a superfície traseira de uma lente corretiva, seja ela uma lente de óculos ou de contato. É com base nela que o grau de uma lente para óculos é convertido para a de uma lente de contato. 

Seu uso é extremamente importante porque quando uma lente é usada para corrigir um erro refrativo, ela precisa fazer com que a imagem que se forma em um local errado da retina se posicione corretamente nela. Se a lente estiver mais perto ou mais longe do que o calculado para corrigir o problema, ela não será eficiente e pode até causar alguns efeitos colaterais.

Para facilitar o entendimento: se uma pessoa é diagnosticada com miopia (dificuldade de enxergar de longe) ela recebe uma receita com o grau ideal para fazer o foco que antes se formava antes da retina se posicione exatamente nela, corrigindo o erro refrativo.

Agora, se uma lente de contato é moldada com a mesma receita e grau, sem a transposição da distância vértice aplicada corretamente, o foco que antes foi corrigido para se formar sob a retina, agora está desregulado de novo. A diferença na distância da lente com o olho fará com que o foco ultrapasse a retina e seja formado atrás dela, fazendo com que o paciente sinta o grau mais forte. Por isso a distância vértice é tão importante.

Converter grau de óculos para lente: passo a passo e tabela de conversão

Visando otimizar a conversão de graus, criou-se a tabela de conversão de lentes de contato. Basta procurar na coluna central, ou “grau esférico” ou “grau atual”, o grau receitado pelo oftalmologista. Em seguida, procure o grau das lentes correspondentes ao da receita de acordo com o sinal diagnosticado. Ou seja, negativo para miopia e positivo para hipermetropia.

Por exemplo, de acordo com a tabela abaixo, se na receita de óculos de um paciente está indicando que ele precisa de +4 graus para corrigir hipermetropia e ele prefere lentes de contato, então precisará das lentes com +4.25 graus. Já uma pessoa diagnosticada com -5.50 de miopia que quer converter seu grau para usar lentes de contato, ficará com -5.12 graus, de acordo com a tabela de conversão.

Converter grau de óculos para lente: tabela de conversão

Lentes mais finas para o grau da sua receita

Mesmo que o paciente opte por lentes de contato, uma recomendação muito importante para a saúde dos olhos é manter um óculos reserva para descanso. Essa indicação é importante, pois as lentes de contato deixam os olhos mais secos e os óculos de descanso servem para ajudá-lo a se recuperar. 

Como geralmente o paciente escolhe usar lentes de contato para evitar os efeitos estéticos indesejados, usar um óculos pode não ser muito agradável. Principalmente em casos de médio ou alto grau. Contudo, é possível ter óculos com lentes mais finas e com menos distorções estéticas com as lentes de resina mais finas do mundo.

Sendo, dessa forma, as Lentes Tokai 1.76 — com o maior índice de refração em resina — ideais  para graus moderados e altos, pois são mais leves, finas e reduzem os efeitos estéticos indesejados. Então, aproveite que está com a sua receita de óculos em mãos e calcule o valor das lentes de resina mais finas do mundo para o seu grau.

Acesse nossa home Lentes Mais Finas e saiba tudo sobre essas lentes, veja resultados e depoimentos de quem usa. Por fim, faça um orçamento personalizado para a sua receita de óculos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *