Como é adaptação óculos astigmatismo: adaptação com óculos novo

Adaptação óculos astigmatismo

Começar a usar óculos ou mudar de óculos pode causar alguns desconfortos durante o período de adaptação. Na primeira semana, é comum sentir enjoo, tontura e dor de cabeça. Em casos específicos de astigmatismo, a adaptação ao novo óculos pode ser ainda mais demorada.  Por isso, hoje explicaremos os motivos que podem prejudicar a adaptação com os novos óculos de grau e o que pode ser feito para se adaptar com mais facilidade. 

Período de adaptação com óculos de grau novo

O período de adaptação a um óculos de grau novo é um processo normal que praticamente todo mundo passa ao começar a usar óculos. Dessa forma, a adaptação pode levar até duas semanas e costuma causar desconfortos físicos como tontura, dores de cabeça e distorções visuais.

Isso ocorre porque quando os novos óculos são colocados em uso, o cérebro tem dificuldade em responder aos novos pontos focais formados. Também é muito normal ter a visão periférica afetada, juntamente com a dificuldade na percepção da profundidade. 

Independente do problema de visão, todo mundo passa pelo período de adaptação, o que muda é o tempo que cada pessoa leva para se adaptar. Alguns casos específicos, como quem tem alto grau ou usa lentes multifocais, por exemplo, podem ter mais dificuldade de adaptação. 

Adaptação com óculos de astigmatismo

A adaptação a óculos para astigmatismo costuma durar mais tempo do que outros problemas de visão. Isso porque o grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, apenas no grau do eixo. Por isso, se o óculos for feito no eixo errado, pode provocar desconfortos no período de adaptação.  Entre os principais desconfortos da adaptação estão:

  • Dor nos olhos.
  • Dor de cabeça.
  • Dificuldade para se concentrar.
  • Visão embaçada.

Essa dificuldade na adaptação também pode estar relacionada ao formato da armação. Modelos mais planos geralmente são melhores para correção de astigmatismo mais alto. Algumas pessoas têm dificuldade em se adaptar a óculos com armações mais curvadas na frente. Portanto, se os sintomas não melhorarem após uma semana, pode ser necessário realizar algum ajuste nos óculos. Caso isso aconteça, o ideal é retornar ao oftalmologista que prescreveu a receita.

Motivos que podem dificultar a adaptação com óculos de grau novo

Existem alguns fatores que podem dificultar a adaptação aos novos óculos, entre eles:

Receita de óculos muito antiga

As receitas de óculos têm validade de um ano, por isso se você demorar muito tempo para mandar fazer seu óculos, terá dificuldade para se adaptar porque possivelmente o grau esteja  incorreto.

Armação errada

Além de garantir conforto e estilo, a armação faz toda diferença no processo de adaptação. Isso porque se a espessura e design da armação não harmonizarem com seu rosto, o processo de adaptação será ainda mais difícil nos casos de astigmatismo.

DNP medida errada: 

A DNP é a distância das pupilas até o nariz. Se medida errada, o grau pode ser aplicado na região errada da lente, dificultando também a adaptação aos óculos.

Grau muito alto

Quem usa lentes para alto grau pode ter mais dificuldade na hora de se adaptar aos óculos por causa da espessura das lentes. Isso porque lentes mais grossas podem distorcer as imagens, além de serem pesadas e desconfortáveis. 

Lentes multifocais

Com lentes multifocais, a visão mais nítida fica no meio da lente, ou seja, o foco nas bordas é fraco. Isso pode causar distorções de profundidade nos primeiros dias de uso. Assim como os óculos para astigmatismo, também é comum a adaptação ser mais demorada.

O que fazer para se acostumar com o óculos de grau?

Separamos algumas dicas para te ajudar no período de adaptação aos novos óculos. No entanto, se após o período estimado você ainda estiver com sintomas, procure o médico que prescreveu a receita para verificar se está tudo certo com a prescrição e as lentes.

Leve os óculos para seu oftalmologista conferir se estão corretos

A forma mais segura de saber se o seu novo óculos está com o grau correto é levando para o oftalmologista examinar. Ele irá verificar se os graus das lentes correspondem com os da sua receita.

Aumente gradualmente o tempo de uso de óculos novos

Deixar de usar os novos óculos não é a melhor opção, pois é usando que  cérebro se acostuma. No entanto, a adaptação deve ser feita aos poucos, por isso comece usando o novo óculos somente algumas horas por dia e vá progredindo diariamente. 

Exercite os olhos

Nos primeiros dias é normal sentir um pouco de tensão ocular, mas existem exercícios que aliviam o desconforto. A cada uma hora, olhe para uma janela e foque em algo distante, como uma árvore ou um edifício. Faça isso por alguns segundos e depois olhe para algum objeto próximo.  Esse exercício é especialmente útil para adaptação de lentes bifocais ou progressivas.

E se o grau do meu óculos estiver errado?

Para evitar problemas na adaptação, é necessário sempre fazer óculos com uma receita atualizada. Além disso, a óptica ou estabelecimento escolhido deve ser de confiança e precisa oferecer assistência caso algo dê errado com as lentes do novo óculos. Assim você irá evitar problemas e caso tenha algum ajuste a ser feito, resolverá com facilidade. 

Com as Lentes Tokai 1.76, por exemplo, você pode experimentar por 100 dias e, caso não se adapte, é possível devolver e ter o dinheiro de volta. Isso é importante principalmente para quem tem alto grau, pois a adaptação pode ser mais delicada, além das lentes serem mais caras. 

As lentes Tokai 1.76 são desenvolvidas com alta tecnologia e, por isso, tem a patente de lentes de resina mais finas do mundo. Por esse motivo, elas são indicadas para quem tem grau alto e moderado de miopia, hipermetropia e astigmatismo com o diferencial de já incluir todos os tratamentos sem custo adicional. Conheça as lentes patenteadas com maior índice de refração do mundo, em resina, na nossa home Lentes Mais Finas.

Fonte:

Specscart | Zenni Optical Specsavers AustraliaVision Center


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *