Lente policarbonato é mais fina para o meu grau? Vantagens do policarbonato

Lente policarbonato é mais fina

O material mais conhecido quando se está em busca de novos óculos é a lente de acrílico ou CR-39. Apesar de ser uma opção que atende as necessidades de alguns casos, ela pode não proporcionar a lente mais fina possível. Mesmo para quem tem baixo grau, ou seja, até 4.  Nesse caso, a lente de policarbonato é a opção mais fina para baixo grau, ou seja, é a melhor opção por uma série de benefícios.

Ela proporciona lentes mais finas para baixo grau e possui diversas outras vantagens quando comparada as lentes de acrílico. Assim como todos os materiais para lentes, ela é indicada para casos específicos, devido às suas características particulares. Por isso, abordaremos para quais tratamentos e graus as lentes de policarbonato são indicadas, além das principais vantagens desse material.

A Lente policarbonato é mais fina? Entenda aqui

Antes de tudo, é preciso reiterar que a lente de policarbonato não é a lente mais fina que se pode encontrar no mercado óptico. Ela é sim, mais fina quando comparada com as lentes CR-39, porém quando comparada às lentes de alto índice seu resultado não é o melhor. Isso acontece porque lentes com alto índice de refração proporcionam óculos finos, pois a espessura delas está diretamente ligada ao material e índice de refração.

Entretanto, lentes de alto índice são recomendadas para alto grau devido a sua capacidade de dobrar mais luz, característica necessária ao tratamento indicado para alto grau. Então, quando se trata de lentes para baixo grau, as de policarbonato são perfeitas para o trabalho, pois proporcionam lentes mais finas, cumprem as necessidades do tratamento e possuem melhor custo-benefício.

Materiais das lentes de óculos mais finas

Além do policarbonato, há outros materiais capazes de proporcionar lentes mais finas, cada um com características próprias, capazes de atender casos e graus diversos. O material usado para fabricar a lente dos óculos influencia no resultado dos óculos, principalmente na estética e preços. Por isso, ao escolher o material deve-se considerar o problema de visão e grau apresentado na receita prescrita pelo médico.

Dessa forma, as demais opções de materiais para lentes e suas principais características são:

  • Lentes de acrílico: o material mais comum do mercado. Recomendadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo e apresentam índices de refração de 1.50 e 1.49.
  • Lentes Trivex: recomendadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo. Apresentam índice de refração 1.53.
  • Lentes de policarbonato: recomendadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. Apresentam índices de refração 1.58 e 1.59.
  • Lentes de resina: recomendadas para quem tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia. Disponíveis em índices de refração 1.60, 1.67, 1.74 e 1.76.

A diferença entre esses materiais de lentes de óculos está principalmente no índice de refração. É esse índice que dita a espessura das lentes. Assim, quanto maior o índice de refração, mais finas são as lentes. Por isso, para quem tem mais de 4 graus, recomenda-se lentes com alto índice de refração. Enquanto para baixo grau — até 4 — as lentes de policarbonato são as mais recomendadas.

Quanto a lente de policarbonato é mais fina, leve e resistente?

Além de proporcionar lentes mais finas quando comparadas com as de acrílico, o policarbonato também chega a ser 30% mais leve, além de minimizar as distorções estéticas dos óculos. Outra característica importante é que elas são lentes 10x mais resistentes em comparação às lentes CR-39. Já em comparação as lentes Trivex, por exemplo, as de policarbonato são cerca de 10% mais finas. 

Portanto, todas essas características fazem com que lentes de policarbonato, além da indicação para até 4 graus, também sejam recomendadas para quem pratica esporte ou para óculos de crianças.

Principais vantagens e indicações da lente de policarbonato

As vantagens das lentes de policarbonato são diversas, mas algumas se sobressaem, como, por exemplo:

  • Lentes mais finas para baixo grau, melhor custo-benefício, são mais leves e resistentes a impactos, além de duradouras. Sendo ideais para o dia a dia, incluindo óculos para esportistas e crianças, por sua resistência. 

Além disso, lentes de policarbonato atendem receitas de óculos com até 4 grau de miopia ou hipermetropia. Elas também estão disponíveis em dois índices de refração: 1.57 e 1.59. Sendo que 1.57 é indicada para até 2.5 graus. Já o índice 1.59 para quem tem quase ou exatamente 4 graus. No entanto, ambas são mais duráveis e resistente a impactos. 

Tratamentos premium nas lentes de policarbonato

Há tratamentos para lentes que ajudam a ampliar ou complementar as vantagens que as lentes de policarbonato apresentam. Dessa forma, esses tratamentos são adicionados à parte e muito recomendados, pois aumentam a qualidade e durabilidade das lentes. São eles: 

  • Antirreflexo: facilita enxergar em ambientes muito iluminados ou dirigir à noite ao atuar como uma barreira contra os reflexos indesejados que dificultam a visão.
  • Proteção UV: o policarbonato já bloqueia naturalmente a luz UV.  Isso ajuda a proteger os olhos dos raios nocivos do sol. Contudo, recomenda-se adicionar o tratamento para uma proteção extra e necessária, já que a constante exposição a esses raios causa danos aos olhos.
  • Antirrisco: mesmo que as lentes de policarbonato já sejam muito resistentes, é sempre bom contar com uma proteção extra. Esse tratamento atua como uma proteção contra pequenos riscos e aderência de poeira e demais tipos de sujeiras, fazendo com que as lentes durem por mais tempo. 
  • Transitions: tratamento que permite à lente se adaptar automaticamente às condições de luminosidade. Ou seja, elas escurecem em ambientes externos ou com alta quantidade de luz e voltam a clarear em ambientes internos ou com baixa luminosidade.

Lente de policarbonato: melhor custo-beneficio para grau baixo

Quando falamos de lentes para grau, ou seja, abaixo de 4, independente do caso, as lentes de policarbonato apresentam o melhor custo-benefício. Além de serem mais finas do que as convencionais (de acrílico), também são mais resistentes e leves.

Portanto, se as lentes de policarbonato atendem a sua receita e necessidades, é hora de pesquisar preços e marcas, para ter melhor custo-beneficio. Agora, se quer saber mais sobre as lentes de óculos mais finas, as Lentes Tokai 1.76, é só acessar a nossa página Lentes Mais Finas. Lá você encontra informações necessárias sobre a melhor escolha de lentes para o seu óculos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *