Lente de grau fina: lentes de óculos mais finas para cada grau

Lente de grau fina: lentes de óculos mais finas para cada grau

Uma das principais preocupações na hora de comprar um novo óculos, principalmente de quem precisa de alto grau, é a espessura final das lentes, ou seja, encontrar uma lente de grau fina. Nesse sentido, há muitos fatores que podem deixar uma lente grossas ou fina: o erro refrativo a ser corrigido, o grau, o material das lentes, índice de refração, a armação e formato.

Por isso, nesse artigo, detalharemos os principais pontos a ser considerados para se ter uma lente de grau mais fina e esteticamente agradável para cada faixa de grau. Além de dicas e orientações para ter um óculos de grau fino, leve e confortável, independente do grau.

Lente de grau fina para óculos: porque são melhores?

O principal motivo que leva a procura por lentes mais finas é o fator estético. Principalmente por quem tem alto grau, pois, quando não escolhem o material e índice de refração correto, acabam usando lentes com bordas espessas e mais pesadas. Além disso, lentes mais finas reduzem ou até eliminam totalmente as distorções estéticas, nos casos de alta miopia ou hipermetropia. E, por serem mais leves, não deixam aquela marquinha indesejada no nariz.

Dessa forma, para conseguir lentes mais finas — antes de qualquer outra coisa — é importante se atentar ao diagnóstico e grau prescrito na receita oftalmológica. Isso porque para cada caso e grau é recomendado um índice de refração diferente. Sendo que cada um desses fatores influencia a espessura da lente. Portanto, precisam ser considerados durante todo o processo de compra do óculos. 

Após identificar o erro refrativo que  afeta a visão, é possível saber qual lente proporciona os melhores resultados e espessura mais fina. Por exemplo, em casos de miopia, a lente é mais fina no centro e grossa nas bordas. Já as lentes para a hipermetropia são mais grossas no centro e finas nas laterais.

Depois, o grau influenciará no tipo de material e índice de refração necessário ao tratamento. O índice de refração é uma medida que quantifica a capacidade de um material dobrar a luz que passa através dele. Isso faz com que em casos de alto grau, a lente consiga dobrar a luz necessária ao tratamento sem precisar de muito material na produção da lente. Ou seja, quanto maior o índice de refração, mais finas serão as lentes. 

Lentes de grau fina: conheça as opções disponíveis

 Como a espessura final da lente depende do seu índice de refração e ao tipo de material escolhido para a produção delas, é necessário entender as diferenças comparativas de cada uma e seus índices para escolher a melhor e mais fina lente, para cada necessidade e grau:

  • Lente CR-39 — 1.5: as lentes mais comuns no mercado óptico atualmente, mas atendem apenas grau baixo. Podendo ficar grossas para óculos com mais de 3 graus.
  • Lente de policarbonato 1.59: as lentes de policarbonato são aproximadamente 20% mais finas que lentes CR-39. Além disso, são leves e resistentes para o dia a dia e atendem até 4 graus.
  • Resina 1.60: lentes de resina ideais para grau baixo e moderado. Encontradas, geralmente, com filtro de luz azul.
  • Lente de Resina 1.67: lente de resina também indicada para graus moderados. Faz parte do grupo de lentes de alto índice de refração.
  • Lentes 1.74: já as lentes 1.74 são as lentes de alto índice mais comuns do mercado ótico, indicadas para graus moderados e altos.
  • Lentes de Resina 1.76: essas são patenteadas como as lentes de resina mais finas do mundo. Indicadas para graus moderados e altos.
  • Vidro/Cristal 1.7, 1.8 e 1.9: as lentes com maior índice de refração e consequentemente as mais finas no mercado. No entanto, indicadas apenas para graus muito elevados devido ao alto preço, peso e fragilidade.

A lente mais fina para cada grau de acordo com a receita

As lentes de alto índice influenciam na espessura final de um óculos, no entanto, esse não é o único fator a ser considerado na escolha do material da lente. Há muito mais a se analisar: a rotina pessoal, preferência por tipo de lente, custo-benefício e, claro, o material que melhor atende a faixa de grau prescrita na receita.

Para isso é importante ter em mente quais são os materiais e respectivos índices de refração que melhor atendem cada faixa de grau. São elas:

  • Baixo Grau (0 a 3 graus): as lentes indicadas para esses casos são as CR-39, Policarbonato 1.59 ou Trivex.
  • Grau Moderado (3 a 6 graus): as lentes indicadas para esses casos são: Policarbonato 1.59, Resina 1.60 e 1.67.
  • Alto Grau (mais de 6 graus): as lentes indicadas para esses casos são: Resina 1.67, 1.74 e 1.76.
  • Grau elevado (mais de -20 de miopia; +12 de hipermetropia e mais de 4 de astigmatismo): para esses casos, em que a resina não consegue atender, as lentes de Vidro/Cristal 1.7, 1.8 e 1.9 são indicadas.

4 dicas para ter óculos mais finos e sem distorções estéticas

Para além de prestar atenção nos índices de refração, material da lente e faixa de grau, há também outras dicas que ajudam na hora de escolher a melhor, sem distorções e mais finas lentes para o óculos de grau.

Escolha as lentes mais finas para o grau 

Cada tipo de lente é recomendado para uma faixa de grau diferente. Escolher o material com o índice de refração certo não só proporciona lentes mais finas mas também com menos distorções e com o melhor custo-benefício.

Lentes asféricas para reduzir as distorções: 

O formato em que a lente é cortada tem grande influência na espessura final. Portanto, lentes asféricas são o modelo mais recomendado para grau moderado e alto. Elas não afetam muito as medidas horizontais e diagonais, ajudando na centralização dos olhos no óculos e reduzindo não só a espessura mas também distorções causadas pela lente.

Escolha a armação de acordo com o grau do óculos:

A armação é um fator importante que afeta a centralização do olho na lente. Ou seja, quanto maior a armação no rosto do usuário menos centralizado o olho ficará no aro da peça. Portanto, quanto maior o tamanho do aro da armação, mais grossas e com distorções as lentes. Então, dê preferencia para armações menores, caso você tenha grau moderado ou alto.

Lentes mais finas com antirreflexo:

Quanto maior o índice de refração, mais luz a lente absorve. Isso faz com que ela gere muitos reflexos, atrapalhando, por exemplo, enxergar os olhos de quem está usando óculos ou mesmo impedir a pessoa de dirigir. E até mesmo atrapalhando a visão, principalmente as lentes de alto índice. Por isso é importante revestir as lentes de alto grau com tratamento antirreflexo, que impede os reflexos nas lentes causados por computadores e luzes fortes.

Lente de grau fina para a melhor versão dos óculos de grau

Diagnóstico do erro refrativo, faixa de grau necessária ao tratamento, escolha do material para a lente, índice de refração correspondente ao grau. Todo esses fatores são muito importantes na escolha das lentes mais finas para cada grau e devem ser calmamente analisadas de acordo com a receita do óculos.

Portanto, é importante lembrar que, além da lente, a escolha da armação também deve ser feita com cuidado para ter óculos mais finos, leves e com menos ou até sem efeitos estéticos indesejados. Mas, antes de sair às compras, é necessário pesquisar online pelos melhores preços e marcas do mercado que realmente ofereçam lentes mais finas.

Além disso, você também pode saber um pouco mais sobre as lentes de resina mais finas do mundo. Basta acessar nossa home para encontrar informações sobre as Lentes Tokai 1.76, depoimentos e calcular o valor para o grau da sua receita. Já que você chegou até aqui, não custa nada conferir.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *