Geralmente, parece muito complexo escolher a lente certa para corrigir apenas um erro refrativo, seja miopia ou hipermetropia. Agora, escolher as lentes certas para corrigir dois erros refrativos, como miopia com astigmatismo, tende a parecer muito mais difícil. Principalmente se o objetivo for conseguir lentes mais finas para miopia e astigmatismo.
No entanto, é possível conseguir lentes mais finas, basta seguir as indicações de quais são as lentes mais finas para cada faixa de grau, a armação e formato correto. Como as indicações que apresentaremos nesse artigo.
Miopia e astigmatismo no mesmo olho
Casos de miopia e astigmatismo juntos são muito comuns. Segundo a Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas), 60% dos brasileiros possuem astigmatismo, mas 22% delas não sabem justamente por estar associado à miopia.
Uma pessoa com miopia e astigmatismo possui dificuldade para enxergar de perto e de longe ao mesmo tempo. Entretanto, por causa do fator miopia, a visão de longe fica ainda mais embaçada do que a de perto. Assim, uma pessoa com ambos os erros refrativos apresenta: dificuldade em enxergar de longe e de perto, fortes dores de cabeça, fadiga ocular, hipersensibilidade à luz (fotofobia) e outros.
No entanto, é possível corrigi-lo com óculos de grau. Para saber se uma pessoa tem ou não miopia e astigmatismo no mesmo olho, basta analisar a receita de óculos prescrita pelo oftalmologista. Nesse caso, a receita estará com o campo esférico preenchido com um número negativo (usado para indicar miopia) assim como o cilíndrico e eixo.
Tipos de lentes de óculos que corrigem miopia e astigmatismo
O tipo de lente indicada para corrigir a miopia, e outros erros refrativos como hipermetropia e astigmatismo, são chamadas de monofocais, também conhecidas como lentes para visão simples. Elas recebem esse nome pois possuem capacidade de corrigir o campo de visão para uma única distância: perto ou longe.
Como identificar lentes de óculos mais finas
Mesmo com dois erros refrativos a serem corrigidos com apenas uma lente, é possível escolher o material que resultará em uma lente mais fina. Para isso, é preciso escolher o material com o índice de refração indicado para a faixa de grau prescrita na receita, pelo oftalmologista.
O índice de refração é um sistema de medida responsável por indicar a capacidade que um material tem de absorver e dobrar luz. Assim, quanto maior for o índice de refração da lente, mais fina ela é, pois, não precisará de grande quantidade de material para sua fabricação. Dessa forma é possível identificar quais lentes são mais finas: basta identificar o índice de refração e se ele atende a faixa de grau diagnosticada.
As lentes mais finas para miopia e astigmatismo
Para casos específicos de miopia com astigmatismo, há alguns materiais capazes de produzir lentes mais finas, basta acertar o índice de refração indicado para ambos os graus. Para isso é necessário saber as características de cada material. Segue uma lista dos materiais com seus índices de refração indicados para cada faixa de grau. Lembrando que: Baixo Grau corresponde de até 3; Grau Moderado de 3 a 6 e Alto Grau, mais de 6.
- Lente CR-39 — 1.5: indicadas para baixo grau, sendo as lentes mais comuns no mercado óptico. Possuem o índice de refração mais baixo de todos os materiais de óculos, assim, não sendo recomendadas para graus mais altos.
- Lente de Policarbonato 1.59: indicadas para grau baixo ou moderado, as lentes de policarbonato são 30% mais finas do que as CR-39, resistentes a impactos e quedas, ideais para o dia a dia.
- Resina 1.60: assim como as lentes de policarbonato, essas lentes são indicadas para grau moderado, sendo mais leves e finas do que as CR-39. Geralmente encontradas com filtro de luz azul.
- Lente de Resina 1.67: feitas em resina, as lentes 1.67 são indicadas para grau moderado de miopia com astigmatismo, devido ao seu índice de refração. No entanto, para graus maiores do que esses, as lentes 1.67 podem deixar o óculos mais grosso.
- Lentes 1.74: lentes indicadas para alto grau mais conhecidas do mercado óptico. Faz parte do grupo de lentes de alto índice. Ideais para grau moderado e alto.
- Lentes de Resina 1.76: entre as lentes de resina indicadas para alto grau, as 1.76 apresentam o maior índice de refração. Portanto, são as mais finas do mundo nesse material. Ideais para quem busca por óculos mais finos, leves e com menos distorções.
- Vidro/Cristal 1.7, 1.8 e 1.9: esse é o material que proporciona lentes mais finas no mercado óptico. Indicadas para graus muito elevados, em que a resina não consegue atender — como -10 graus de miopia; +12 de hipermetropia e -4 de astigmatismo, por exemplo. No entanto, apesar da espessura, são mais pesadas e frágeis, além do valor elevado.
Tratamentos premium para óculos de miopia e astigmatismo
Toda lente pode e deve receber tratamentos extras, recomendados em todas as situações, mas ainda assim, opcionais. Além de aumentar a durabilidade das lentes, os tratamentos premium também geram mais conforto visual. Entretanto, dependendo do caso que a lente está tratando, seu material e índice de refração, alguns tratamentos podem se tornar indispensáveis. No caso de lentes para tratar miopia com astigmatismo, os tratamentos mais recomendados são:
Antirreflexo:
Esse tratamento reduz a luz refletida na superfície da lente, barrando reflexos indesejados que comprometem a visão. Principalmente em momentos como ao dirigir ou usar aparelhos tecnológicos e até mesmo permitem que outras pessoas possam enxergar melhor o rosto de quem está usando óculos. Também proporciona mais conforto visual.
Tratamento fotossensível:
Esse tratamento, também conhecido como Transitions, faz com que as lentes clareiem em ambientes internos e escureçam em ambientes externos, dependendo da luz solar. Por esse motivo, óculos fotossensíveis são práticos, excluindo necessidade de usar dois óculos. É ideal para quem tem sensibilidade à luz.
Filtro de luz azul:
Esse tratamento protege contra a luz azul nociva emitida pelos aparelhos eletrônicos. A luz azul é nocivas aos olhos, prejudicando o cristalino e a córnea e podendo causar problemas oculares como catarata. O tratamento com filtro de luz azul diminui a absorção da luz prejudicial, reduz a fadiga ocular e confere mais conforto visual.
Como é o óculos para grau de miopia e astigmatismo
As lentes utilizadas para corrigir miopia são mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Por isso, para graus moderados e altos, pode formar o efeito fundo de garrafa. Já em casos de astigmatismo, o eixo influencia na espessura das bordas das lentes, e dependendo da localização, pode deixar as lentes mais grossas na parte inferior e superior ou nas laterais.
Portanto, para conseguir um óculos de grau mais fino para miopia e astigmatismo, é necessário optar por lentes com alto índice de refração e armação com centralização correta. Dessa forma, é possível ter um óculos esteticamente mais agradável, independente do grau.
Armação certa para óculos de miopia e astigmatismo mais fino
Por fim, o último fator que influencia na espessura final das lentes, a armação. Pode não parecer, mas elas são uma das responsáveis por determinar se o óculos ficará grosso e com muitas distorções ou não. Por exemplo, armações curvadas fazem lentes mais grossas, pois quanto mais curvada for a lente da peça, maiores suas medidas horizontais e diagonais. Isso causa uma descentralização do olho na lente e, consequentemente, lentes mais espessas.
Para casos de miopia com astigmatismo, as armações mais recomendadas são as de aro menor e de material mais espesso, que fique proporcional ao rosto. Assim, o olho será melhor posicionado no meio da lente, fazendo com que sua posição fique mais homogênea e o recorte da lente com melhor distribuição de espessura.
Lente de óculos realmente mais finas para o seu grau
Mesmo que pareça difícil no começo, escolher lentes mais finas para corrigir miopia com astigmatismo, ainda sim, é possível. Basta seguir as dicas do artigo: se atentar aos detalhes e recomendações dos melhores índices de refração para cada faixa de grau. E escolher a armação ideal para a faixa de grau.
Outro fator importante, após a escolha pela lente e armação, é pesquisar online pelas melhores marcas e preços do mercado. Assim é possível garantir lentes de qualidade e por um preço mais justo, uma vez que os valores variam bastante no mercado óptico. Aproveite que chegou até aqui e conheça mais as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo. Acesse nossa home e calcule o valor das lentes mais finas para o grau da sua receita.