Cada diagnóstico de problema de visão exige um tratamento com lentes específicas. Dependendo do desvio que cada um sofre, sintomas e causas, as lentes e cuidados são diferentes, por exemplo. Portanto, abordaremos todos os detalhes necessários ao tratamento da Hipermetropia: de causas e sintomas, às melhores lentes de óculos e de contato indicadas para cada caso.
Hipermetropia: o que é e suas causas?
Popularmente conhecida como a dificuldade para enxergar de perto, a Hipermetropia permite que o olho veja bem de longe, mas o impede de focalizar objetos próximos do rosto. Isso acontece porque o olho de uma pessoa que sofre com essa condição não consegue dobrar a luz, fazendo com que a imagem seja formada de maneira incompleta na retina.
Uma das causas para esse erro refrativo é o formato irregular do globo ocular. Normalmente um olho sem problemas de visão, é arredondado. No entanto, um olho com hipermetropia é achatado, fazendo com que a imagem se forme atrás da retina quando o correto seria formá-la na retina.
Principais sintomas da hipermetropia
É importante citar que alguns casos de hipermetropia leve, particularmente em crianças, podem não apresentar nenhum sintoma. Isso acontece porque possuem a lente natural mais flexível, o que facilita ajustar o foco dos olhos. Também é necessário diferenciar hipermetropia de presbiopia.
Enquanto a primeira é um erro refrativo, a segunda ocorre quando a lente natural do olho se torna rígida e não consegue ajustar sua forma, ou seja, devido ao passar do tempo. Mas, há sintomas especifícos que indicam quando uma pessoa apresenta hipermetropia. São eles:
- Visão embaçada.
- Forçar os olhos.
- Olhos cansados.
- Dores de cabeça.
- Olhos cansados.
- Dificuldade em ler ou trabalhar no computador.
- Quem possui hipermetropia leve também pode apresentar dificuldade em enxergar a uma distância média.
Como saber se preciso corrigir a hipermetropia e quantos graus tenho?
Antes de tudo, é preciso marcar uma consulta com o oftalmologista. Afinal, ele é quem poderá avaliar as condições do olho e diagnosticar o problema, além de fazer a indicação de quantos graus precisará usar e qual o tratamento mais indicado. O profissional prescreve uma receita e é a partir dela que o paciente poderá entender mais sobre o seu caso e os próximos passos a serem seguidos.
Então, com a receita em mãos, é possível identificar grau de hipermetropia ao observar o número presente no campo esférico. Se ele apresentar um sinal negativo (-) o paciente possui miopia. Já se o número apresentar um sinal positivo (+), significa que é um caso de Hipermetropia e o paciente precisará de lentes para ver de perto.
Após identificar o caso, ainda com a receita em mãos, é possível identificar quantos graus o paciente possui, podendo ser baixo, moderado ou alto. Para isso, basta usar as referências abaixo:
- Baixo grau de hipermetropia: até +2,00 graus.
- Grau Moderado: varia entre +2,25 a +5,00 graus.
- Grau alto ou severo: acima de +5,25 graus.
Lentes para hipermetropia: os tipos que existem
Há dois tratamentos eficientes e práticos mais indicados para quem sofre de hipermetropia: lentes de óculos e lentes de contato. A escolha entre um tratamento ou outro dependerá da faixa de grau de cada pessoa, sendo grau baixo, moderado ou alto. São eles:
Lentes de óculos que corrigem hipermetropia:
Um dos tratamentos mais indicados para hipermetropia é o uso de óculos com lentes convexas. Nesse sentido, são lentes conhecidas por serem mais finas na borda e grossas no centro. Essa característica, muitas vezes, causa o efeito de olhos esbugalhados, a depender do grau, principalmente se ele for moderado a alto. Elas podem vir em diferentes materiais, cada um com suas especificidades:
- CR-39: recomendadas para pessoas com até +2 graus de hipermetropia e o seu índice de refração costuma ser 1.49 ou 1.50. Lentes consideradas leves, resistentes e baratas, mas para quem possui alto grau, esse material torna as lentes mais grossas e pesadas, não sendo recomendadas para esses casos.
- Lentes Trivex: as Lentes Trivex apresentam índice de refração 1.53 sendo recomendadas para grau baixo de hipermetropia. Devido a sua resistência contra quedas e impactos são muito sugeridas para crianças e esportistas.
- Lentes de policarbonato: com índice de refração de 1.57 e 1.59, são indicadas para quem procura por lentes que garantem maior resistência e durabilidade. São indicadas para quem tem baixo grau de hipermetropia, ou seja, até +4 graus.
Lentes de alto índice para hipermetropia:
Feitas de resina, essas lentes apresentam diversos índices de refração e opções para diferentes graus. Sendo elas:
- Resina 1.60: indicadas para quem tem mais de +4 graus, pois proporcionam uma estética mais fina com maior conforto aos olhos, além de serem resistentes.
- Resina 1.67: lentes também indicadas para quem tem grau moderado de hipermetropia, acima de +4 graus. Elas também proporcionam lentes mais finas devido ao seu alto índice de refração.
- Resina 1.74: essas lentes são finas e indicadas para quem possui alto grau de hipermetropia e busca por óculos mais finos.
- Resina 1.76: são as lentes em resina com o maior índice de refração, ou seja, são as mais finas e indicadas para grau alto a severo de hipermetropia e busca por óculos leves, finos e sem distorções estéticas.
- Lentes Asféricas: lentes com design asférico melhoram a aparência e a visão com as lentes. Além disso, minimizam o efeito de olhos esbugalhados causados pelas lentes convexas, nos casos de alta hipermetropia.
Lentes de contato para hipermetropia:
As lentes de contato funcionam corrigindo a forma como a luz se dobra. Nesse sentido, elas são pequenas e ficam diretamente sobre a superfície do globo ocular. Seguras e confortáveis, para muitos elas são uma opção mais conveniente. No entanto, elas podem causar olhos secos, alergias e infecções oculares repetidas.
As lentes de contato mais recomendadas para casos de hipermetropia são as lentes esféricas. Possuem pelo menos uma superfície esférica e também são recomendadas para a correção de miopia. Nesse sentido, há diversas marcas de lentes de contato de qualidade para hipermetropia, por exemplo: Acuvue Oasys®, Alcon®, Biofinity® e Bausch & Lomb®.
A melhor lente de hipermetropia para o seu grau
A melhor lente sempre será aquela que atende as necessidades pessoais de cada um. Por isso é importante entender todas as nuances e detalhes de cada tipo de tratamento e cada tipo de lente. Além pesquisar sempre pelos melhores preços e locais antes de realizar a compra.
Além disso, é um importante ainda, seguir um passo tanto para encontrar lentes mais finas para óculos de grau, quanto para escolher as melhores lentes de contato. Saiba mais informações sobre lentes mais finas e de qualidade acessando a home da nossa página em Lentes Mais Finas.