Miopia e astigmatismo: o que são, diferenças e tratamentos

Miopia e astigmatismo: o que são, diferenças e tratamentos

A miopia e o astigmatismo são os dois erros refrativos mais comuns que existem. Ou seja, as chances de alguém perguntar a um desconhecido que usa óculos o motivo de necessitar dele e ela/ele responder “eu tenho miopia/astigmatismo” são muito altas. Por isso, nesse artigo explicaremos o que é miopia e astigmatismo, suas definições e sintomas, diferenças e opções de tratamentos.

Problemas de visão mais comuns que existem

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 59 milhões de pessoas com miopia no Brasil, ou seja, mais de 25% da população. Outro erro refrativo muito comum na sociedade é o astigmatismo. Apesar de serem problemas de visão causados pela deformação da córnea, há tratamento para ambos.

Miopia: o que é, causas e seus sintomas

A miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Esse erro refrativo é causado por uma deformação no comprimento do olho que é mais longo do que o normal. Assim, isso faz com que a imagem se forme antes da retina, causando a dificuldade em enxergar objetos de longe com nitidez.

Dessa forma, os principais sintomas de quem tem miopia são: dores de cabeça, visão embaçada ou desfocada de um objeto distante, além do hábito de forçar os olhos na tentativa de enxergar melhor. Na receita de óculos prescrita pelo oftalmologista, a miopia é identificada no campo esférico, pelo sinal negativo. A miopia pode ser corrigida com lentes de óculos ou de contato.

Astigmatismo: o que é, causas e seus sintomas

O astigmatismo é uma condição que causa dificuldade para enxergar com nitidez independente da distância, que pode afetar qualquer pessoa em todas as idades. O astigmatismo também é causado por uma imperfeição na córnea. Isso faz com que a luz que entra pelo olho fique dispersa, tornando a visão embaçada.

Os principais sintomas do astigmatismo são: visão embaçada em todas as distâncias, visão fraca e olhos vermelhos. Na receita, o astigmatismo é identificado pelo campo cilíndrico e eixo. Além disso, ele é comumente associado a miopia ou hipermetropia. Assim, é comum ter um dos dois problemas acompanhados de astigmatismo.

Diferença entre miopia x astigmatismo

A principal diferença entre a miopia e o astigmatismo está no fato dos dois problemas de visão serem diferentes erros de refração. Enquanto uma pessoa com miopia tem dificuldade para enxergar de longe, alguém com astigmatismo tem dificuldade para enxergar  independente da distância.

Outra diferença está na própria origem do erro refrativo. Enquanto o olho míope é mais alongado do que o normal, o olho com astigmatismo apresenta uma imperfeição da córnea. Por conta disso, quando a luz entra em um olho míope, ela se foca antes da retina,  já no astigmatismo a luz forma múltiplos pontos focais. 

Entenda como é miopia e astigmatismo juntos

Por mais diferenças que possam ter, é muito comum encontrar pessoas que possuem miopia e astigmatismo juntos, no mesmo olho, inclusive. Sendo conhecidos como astigmatismo miópico. Como ambos erros refrativos causam dificuldade para enxergar de longe, às vezes  é comum confundir os sintomas. Mas, os principais sintomas de miopia e astigmatismo juntos, são:

  • Dificuldade em enxergar de longe.
  • Dificuldade em enxergar de perto.
  • Ver objetos embaçados.
  • Fortes dores de cabeça.
  • Fadiga ocular.
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia).

Tratamentos para correção de miopia e astigmatismo

Há cura tanto para miopia quanto para astigmatismo. No entanto, ela só é alcançada com cirurgia refrativa, prática recomendada apenas para quem tem alto grau. Sendo assim, os tratamentos mais recomendados e práticos para miopia e astigmatismo são com óculos de grau ou lentes de contato.

  • Lentes de óculos: com as lentes para óculos é possível tratar tanto a miopia quanto a hipermetropia, com ou sem astigmatismo. Para realizar esse tratamento é preciso passar por um oftalmologista e receber uma receita com o diagnóstico de quantos graus tem cada olho. Na receita, no campo esférico, há quantos graus de miopia cada olho tem. Já no campo cilíndrico, quanto de astigmatismo o paciente tem. E no eixo é onde ele pode ser encontrado. É a partir dessas informações que uma lente específica é montada para o tratamento.
  • Lentes de contato: outra possibilidade é o uso das lentes de contato. Assim como as lentes para óculos, é preciso de uma receita prescrita por um oftalmologista antes de adquirir as lentes de contato. Essa receita é diferente das para lentes de óculos e, caso haja a necessidade de usar a mesma do óculos, será preciso adaptá-la. O tipo de lentes de contato mais utilizadas para corrigir miopia e astigmatismo são as lentes rígidas.
  • Cirurgia refrativa: é possível corrigir tanto a miopia quanto o astigmatismo — em quem tem graus altos — realizando cirurgia refrativa, conhecida como LASIK. Essa cirurgia a laser realiza o levantamento da córnea para corrigir a deformidade que está causando miopia, astigmatismo, ou talvez ambos. Há, no entanto, uma série de avaliações e pré-requisitos para a realização da cirurgia e nem todos podem fazê-la.

Tem miopia e astigmatismo? Veja o que fazer

Agora que todas as principais informações sobre miopia e astigmatismo foram discutidas, está na hora de passar por uma consulta com o oftalmologista. Assim é possível saber como está a saúde de seus olhos. É de extrema importância manter o acompanhamento regular com o oftalmologista para que o gerenciamento e tratamento necessário da miopia e do astigmatismo sejam feitos corretamente.

Agora, caso já tenha uma receita em mãos, é possível fazer uma pesquisa de melhores marcas e custo-benefício para adquirir sua nova lente, já que as lentes para astigmatismo tendem a serem mais caras. Além disso, pacientes com alto grau sentem dificuldade ao se adaptar com os óculos, pois as lentes tendem a serem muito grossas nesses casos.

Então, se você tem médio ou alto grau e está em busca de lentes realmente mais finas, nós podemos te ajudar. Trabalhamos com as Lentes Tokai 1.76, consideradas as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para grau moderado ou alto de miopia e astigmatismo.

Além disso, elas vêm com 6 tratamentos inclusos, vendidas no Brasil exclusivamente pela internet. Venha conhecer as Lentes Tokai 1.76, ver depoimentos e resultados de óculos, além de calcular o valor para a sua receita. Basta acessar a nossa home em Lentes Mais Finas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *